Fonoaudiologia

Histórico

 
O processo de implantação da Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo– UFES, teve início no ano 2007. É um dos mais novos cursos oferecidos pela UFES na área de saúde. Oferece 52 vagas anuais, divididas em duas entradas semestrais. 

O primeiro, e corrente, currículo do curso foi desenvolvido em 2010.Os critérios utilizados para a elaboração da matriz curricular foram baseados no Art. 6º da Lei de Diretrizes e Bases que dispõe que os conteúdos essenciais para o curso de Graduação em Fonoaudiologia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e comunidade, integrado a realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fonoaudiologia. os conteúdos contemplam: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Sociais e Humanas e Ciências Fonoaudiológicas.Dessa forma, prioriza a integralidade e multidisciplinaridade do ensino, compromete uma formação profissional generalista, humanista, reflexiva e crítica, desenvolvendo pesquisas no âmbito do conhecimento científico, em benefício da comunidade acadêmica e da população.  

Os objetivos: desenvolver conhecimentos teórico-práticos construídos de forma interdisciplinar, pluralista, ética e humanizada articulados com disciplinas integradas e formar profissionais capacitados a prevenir, promover, diagnosticar e reabilitar aspectos da saúde da comunicação humana e seus distúrbios nas diferentes etapas da vida (bebês, crianças, jovens, adultos e idosos). As áreas de atuação no campo clínico-terapêutico, corporativo e preventivo das práticas fonoaudiológicas, são: voz, audição, motricidade orofacial, linguagem, fonoaudiologia educacional, disfagia, saúde coletiva, fonoaudiologia do trabalho, fonoaudiologia neurofuncional, gerontologia e neuropsicologia.  

 

Coordenação do Curso

Coordenador: Profª. Mabel Gonçalves Almeida

Subcoordenador: Profª. Trixy Cristina Niemeyer Vilela Alves

Assistente Administrativo: Rodrigo Botan Costa

 

Outras informações

Modalidade: Ensino presencial
Início funcionamento: 2010- 1
Nº vagas: 50
Entrada: Semestral
Titulação: Bacharel em Fonoaudiologia
Duração: 9 semestres

 

Endereço:

Colegiado do Curso de Fonoaudiologia
Universidade Federal do Espírito Santo

Av. Marechal Campos, 1468 – Maruípe
CEP 29.040-090, Vitória - ES, Brasil

 

Telefone: (27) 3335-7223

E-mail: fonoaudiologia [at] institucional.ufes.br

Sítio: www.fonoaudiologia.ufes.br

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900