Dúvidas frequentes:

Documentação necessária para instruir o processo

1. Progressão e promoção:

a. Capa do processo com assunto progressão e paginar.

b. Memorando de encaminhamento a Presidência da CPAD (Anexo II)

c. Termo de compromisso ( Anexo II da resolução) sobre a veracidade das informações (disponíveis internamente no portal do professor pela Universidade e externamente pelo currículo Lattes, bem como informações adicionais que não constem no portal do professor ou em seu currículo Lattes), abarcando as atividades em atendimento aos critérios da Resolução 52/2017- CEPE, referentes aos 24 (vinte e quatro) meses do interstício – em caso de atividades que não constem no referido portal do servidor docente ou em seu currículo Lattes, o documento comprobatório deverá ser incluído no processo;

d. Ficha de qualificação funcional para progressão, que pode ser obtida no endereço eletrônico http://servidor.ufes.br;

e. Currículo lattes atualizado http://lattes.cnpq.br/.

f. Anexo I da resolução- Planilha de pontuação, com os itens preenchidos com os quais deseja pontuar;

g. Relatorio de progressão docente:Entrar no portal da UFES http://www.ufes.br/, clicar no link "docentes", fazem logim na plataforma, clicar em "meu relatorio" - Imprimir relatorio e colocar no processo.

h. Avaliação discente: pegar no portal do professor as avaliações discentes do período no qual solicita avaliação.

i. Apresentar o PAAD com assinatura da chefia e do docente. A comissão do CCS solicita o PAAD devido as especificidades dos cursos do CCS no que refere a turmas práticas e teóricas especificamente.

j. Apresentar a primeira página do artigo. Quando o professor pontuar produção bibliográfica, a comissão solicita que anexe a primeira página do artigo tendo em vista que a comissão não tem disponibilidade de computador para cada membro da comissão fazer a busca do artigo. Como também já ocorreu em muitas vezes não conseguiu acessar o artigo na internet, quando isso ocorre a comissão se reserva de não pontuar a produção.

k. No caso de promoção para Classe E: Memorial, que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, gestão acadêmica e produção profissional técnica relevante; ou Tese Acadêmica Inédita, elaborada no padrão de formatação da área do docente, com necessidade de inclusão de seu Currículo Lattes. (Anexo VI)

l. O professor cedido a outro órgão federal/estadual/municipal ou em exercício provisório em outra Instituição Federal de Ensino deverá apresentar cópia da Portaria de afastamento endossada pela chefia imediata a ser apensada ao processo de progressão (processo 23068.782024/2014-05) - Anexo

m. O docente afastado para qualificação deverá apresentar ata de aprovação de relatório semestral emitida pelo Departamento de lotação responsável pela concessão do afastamento, referente ao período relativo ao interstício para o qual requer a progressão ou promoção, assinado pelo chefe. O Relatório de Atividades do professor afastado nos termos do Artigo 96-A da Lei nº 8.112/1990 deverá ser referendado pela Chefia Imediata do docente naquelas funções, antes de ser protocolizado no Departamento, independentemente de avaliação de desempenho docente pelo corpo discente

n. O docente ocupante de Cargo de Direção em Centros de Ensino, Pró- Reitorias, Vice-Reitoria ou Reitoria deverá apresentar cópia da Portaria de afastamento endossada pela chefia imediata, a qual deverá ser apensada ao processo de progressão.

2. Aceleração da promoção:

a. Capa do processo com assunto progressão e paginar.

b. Formulário de requerimento de aceleração da promoção (Anexo II);

c. Cópia da portaria de homologação do estágio probatório;

d. Cópia autenticada do título de mestrado ou doutorado;

e. Caso o docente não receba retribuição por titulação pelo título anexado ao processo, poderá requerê-la incluindo o respectivo formulário de requerimento. Para maiores informações, consulte a página sobre retribuição por titulação docente no Manual do Servidor.

3. Qual a Previsão Legal

1. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012;

2. Resolução nº. 52/2017-CEPE/UFES; Anexo

3. Lei nº. 13.325/2016, de 29 de julho de 2016. Altera a lei 12.772/12;

4. Parecer nº. 726/2017/PROC UFES/PFUFES/PGF/AGU.

4. Orientações Progep:

1. Memorando Circular nº 003/2017/Progep