Histórico

No cenário mundial, a emergência do campo da Nutrição, seja como ciência, política social e/ou profissão, é um fenômeno relativamente recente, característico do início do século XX.

No Brasil, segundo apontam alguns estudos, a Nutrição teria emergido no decorrer dos anos 1930-1940, como parte integrante do projeto de modernização da economia brasileira, conduzido pelo chamado Estado Nacional Populista, cujo contexto histórico delimitou a implantação das bases para a consolidação de uma sociedade capitalista urbano-industrial no país (Coimbra et al., 1982; L’Abbate, 1988; Vasconcelos, 1988; Lima, 1997; Magalhães, 1997).

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) conta dois cursos de graduação em Nutrição, um sediado no CAMPUS do Centro de Ciências Agrárias (CCA) em Alegre e outro no CAMPUS do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Vitória.

O Curso de Graduação em Nutrição do CCS da UFES em Vitória admitiu a primeira turma em março de 2010. O curso faz parte do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) o qual contempla o CCS. Atualmente são oferecidas 50 vagas anuais para o curso de Nutrição CCS/UFES e o processo seletivo (VestUfes) é realizado no final do ano para entrada no primeiro e segundo semestre letivo. O curso de Nutrição CCS/UFES pode ser integralizado entre 9 e 13 semestres (prazos mínimo e máximo, respectivamente).

O curso de Nutrição do CCA e do CCS funcionam de forma integrada. Para o desenvolvimento de estágios curriculares e extracurriculares o cursos contam com parcerias e convênios com prefeituras, hospitais, empresas de alimentação coletiva, restaurantes universitários; entre outros.

Desde a implantação dos cursos estão em andamento projetos de pesquisa, extensão e atividades de monitoria, financiados pela UFES e por outros órgãos estaduais e federais.

A implantação e consolidação do curso de Graduação em Nutrição nos dois CAMPI tem sido resultado do trabalho de profissionais continuamente empenhados em atuar no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, tendo como meta a formação de profissionais aptos a atuar com ética e responsabilidade social nas diferentes áreas da Nutrição.

Perfil Profissional

O Curso de Nutrição do CCS da UFES tem por objetivo à formação do Nutricionista generalista, humanista e crítica. Capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Coordenação do Curso

Coordenador: Profª Geralda Gillian Silva Sena
Subcoordenador: Prof. Erika Madeira Moreira da Silva
Assistente Administrativo: Maria Aparecida Campos Santos