Primeira avaliação prática simulada (OSCE)

Os alunos do decimo segundo período do Curso de Medicina realizarão a primeira avaliação prática simulada (OSCE) no dia 24/10/2015 organizado pelo NDE do curso.

O OSCE é a sigla em inglês para Exame Clínico Estruturado e Objetivo. Trata-se de uma ferramenta de avaliação prática que tem por objetivo avaliar o estudante durante o atendimento medico ao paciente. São criados cenários de prática nas diversas áreas da medicina onde o aluno deve que realizar um atendimento simulado. Os avaliadores, professores do curso, checam se as habilidades para aquela tarefa estão adequadas à prática médica. Desta forma o aluno conhecerá os pontos fortes e fracos da sua formação, corrigindo automaticamente as eventuais distorções.

primeira avaliação prática simulada (OSCE)Neste primeiro momento, os alunos do 12º período realizarão OSCE formativo, ou seja, não será aplicada nota para cada um dos cenários.

O OSCE do dia 24/10/2014 será a base para que se possa incluir esta ferramenta de avaliação na grade curricular, a partir de 2016, com objetivo também somativo (aplicação de nota). O NDE da Medicina pretende aplicar o OSCE em 2016 para os alunos do 8º período, antes do ingresso no Internato Obrigatório.