No dia 19 de junho de 2015, aconteceu, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, o I Fórum Regional de Ensino Médico do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) em parceria com a  Regional RJ/ES da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e a UFES. O Fórum foi organizado pelas professoras de Medicina da UFES, Filomena Eurídice Carvalho de Alencar, também representante ABEM e Rosana Alves, conselheira do CRM-ES e membro da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina – CFM, com o objetivo de apontar desafios, dificuldades e perspectivas de equacionamento da Lei 12.871/13 (Lei dos mais médicos) nas suas implicações quanto à formação de recursos humanos em saúde, especificamente na Graduação em Medicina e Residência Médica.

Estiveram presentes os coordenadores dos cinco cursos de medicina do estado do Espírito Santo, além de docentes, discentes, preceptores e gestores das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal de Vitória. Nossas palestrantes, a Professora Doutora Lucia Christina Iochida (Vice-presidente da ABEM), a Professora Doutora Maria do Patrocínio Tenório Nunes (representando a Comissão de Ensino Médico -CFM), a Professora Doutora Maria da Penha Zago Gomes (presidente da Comissão Estadual de Residência Médica – CEREM - do Espírito Santo), a Professora Doutora Susana Maciel Wuillaume (presidente da CEREM do Rio de Janeiro) e a acadêmica Suelen Nunes (representando a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina) fizeram do nosso evento um grande evento. O debate foi muito rico e houve boas proposições para a continuidade dos trabalhos.

Na avaliação da Professora Doutora Maria do Patrocínio Tenório Nunes, o fórum foi produtivo e efetivo, com perfeito delineamento da situação do ensino médico (Graduação e Residência Médica) no Espírito Santo. Houve participação efetiva e apropriada da audiência, com participação de gestores de saúde, tendo havido propostas e comentários que contribuirão para o encontro Regional Sudeste da ABEM, que ocorrerá em 10 de agosto no CREMERJ - Rio de Janeiro. Houve propostas efetivas de ampliação de tempo para início de algumas determinações da Lei, preocupação com o efeito negativo sobre a Estratégia de Saúde da Família, com a inquestionável dificuldade de ampliação de cenários de prática na Residência Médica e evidenciou-se a necessidade de formação de um núcleo contínuo de discussão com a participação de docentes, discentes e gestores.

Anexo(s):